NP 4552: Como equilibrar a vida pessoal e profissional?

NP 4552: Como equilibrar a vida pessoal e profissional?

A pandemia e o teletrabalho vieram tornar ainda mais clara a necessidade de haver um equilíbrio entre a esfera profissional e a esfera privada.

As agendas estão hoje sobrecarregados, deixando mesmo, em alguns casos, de haver espaço para meras atividades de relaxamento ou simples reflexão.

Não há nada de errado em sermos pessoas ativas, mas a vida perde o seu significado quando nos tornamos em meros robots a realizar um conjunto de tarefas seguidas e não refletimos sobre a relevância ou o porquê das mesmas. A verdade é que este ambiente frenético traz um enorme desgaste a nível físico e psicológico, tornando as pessoas angustiadas, ansiosas e deprimidas.

No entanto não é trabalhar muito que gera stress. O que gera stress é ter uma rotina exaustiva na qual não conseguimos medir o impacto positivo das nossas ações ou ter uma série de reuniões improdutivas onde não sabemos qual o objetivo final a atingir.

Como podemos solucionar este problema?

É aqui que surge a Gestão da Conciliação, sendo fundamental para promover responsabilidades, mas também fazer valer os direitos dos trabalhadores. 

Muitas empresas acabaram por se entregar à necessidade de implementar a norma portuguesa NP 4552, que determina todos os requisitos necessários para um Sistema de Gestão de Conciliação. 

Mas o que é a NP 4552?

É um guia de boas práticas aplicáveis em qualquer tipo de empresa ou organização – não importa a dimensão ou o setor de atividade – para assegurar um equilíbrio entre os objetivos da empresa e as necessidades pessoais dos trabalhadores.

Como atuamos?

  • Identificamos as necessidades e expetativas da organização;
  • Controlamos os riscos e as oportunidades;
  • Planeamos os aspetos da conciliação;
  • Implementamos as ações de melhoria.

Quais são os benefícios para a sua empresa ao implementar a NP 4552?

  • Colaboradores mais motivados, satisfeitos e comprometidos;
  • Possibilidade de atrair novos elementos com elevados índices de motivação;
  • Aumento da produtividade, reduzindo os conflitos na articulação entre vida profissional, familiar e pessoal.
  • Redução do risco de burnout ou demissões;
  • Melhoria da imagem junto do mercado e de potenciais clientes, diferenciando-se da concorrência.

Se pretende implementar a NP 4552 na sua organização, fale connosco!

Implemente eficazmente na sua empresa as melhores práticas de conciliação profissional através da NP 4552, melhorando o bem-estar e produtividade na sua empresa.

Artigos relacionados