Saiba quais os passos necessários a dar para promover o cumprimento dos objetivos da sua equipa

A vida é feita de decisões. Contactamos diariamente com elas e somos confrontados com as suas consequências.

Conseguir chegar a um parecer consensual entre todos os membros pode ser visto como mais um entrave à tomada de decisão. Contudo, é necessário avaliar se uma dada medida deve procurar o consenso ou o consentimento das pessoas envolvidas. O consenso implica que todos os membros concordem com uma opinião levada a discussão. Por outro lado, o consentimento está relacionado com a aceitação de um parecer, mesmo que não corresponda às ideias de um indivíduo. 

Juntando ambas as abordagens, surge um novo método que permite acelerar a tomada de decisão e assegurar que este processo seja o mais completo possível. Eis os passos necessários para promover o cumprimento dos objetivos da equipa:

  1. Elaborar e apresentar uma proposta

Ao identificar um problema, é necessário que este seja exposto a todos os elementos de forma clara e concisa. Um facilitador procura apoiar o orador, evitando que haja discussão nesta primeira etapa.

  1. Clarificar questões

Após a exposição, existe um momento destinado a perguntas e respostas. O principal objetivo é esclarecer as dúvidas dos membros da equipa, relativamente à proposta apresentada, de forma a assegurar que todos a compreenderam corretamente. Mais uma vez, o facilitador ou moderador apoia este processo, evitando a dispersão dos intervenientes e o debate antes do momento indicado.

  1. Exposição de opiniões

Cada elemento tem direito a partilhar a sua opinião relativamente à proposta em causa, sendo que os restantes devem apenas ouvir e sugerir melhorias às soluções mencionadas.

  1. Reestruturação da proposta

Mediante as considerações dos envolvidos, o orador pode proceder a alterações na proposta inicial, se assim achar necessário. Caso tenha efetivamente mudado os argumentos, é apresentada a proposta revista para que volte a discussão.

  1. Objeções

O moderador pergunta se existem objeções às ideias mencionadas e certifica-se que os impedimentos se devem a motivos objetivos e não a considerações pessoais. Após o registo de todos os pontos levantados, procura-se que os elementos, apesar de não concordarem totalmente com as ideias apresentadas, aceitem as decisões que o líder poderá adotar.

6.Retificações

O orador volta a reformular a proposta, tentando dar resposta a todas as objeções consideradas e o processo repete-se até se chegar a um conjunto de medidas livre de impedimentos ou até o orador “bloquear” a cadeia de ação para proceder à preparação de uma nova apresentação.

Serviços

Conheça algumas das áreas onde atuamos.

ISO 20000
NP 4552
ISO 27001
Open chat
💬 Podemos ajudar? / Can we help?