Como cultivar uma cultura de entreajuda na sua empresa e atingir melhores resultados?

[vc_row css=”.vc_custom_1591107102982{margin-top: -50px !important;}”][vc_column][ra_section_title style=”default” title=”Como cultivar uma cultura de entreajuda na sua empresa e atingir melhores resultados?”][/ra_section_title][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”19594″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”50px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1626101501703{margin-bottom: 100px !important;}”]Ao liderar uma empresa ou uma organização, o foco deve estar acima de tudo nas pessoas. Os recursos humanos são a ferramenta mais importante para o desenvolvimento e alcance de resultados, pelo que a sua cooperação eficaz traduz uma grande mais valia. Para que se consiga extrair um maior rendimento do trabalho e para que se criem condições que valorizem o bem-estar dos colaboradores, uma entidade deve aplicar esforços e recursos no sentido de estimular uma cultura de entreajuda e lealdade. Eis os objetivos que devem ser cumpridos para este efeito:

1. Contratar os melhores, com mais capacidade de se adaptarem e que dão o melhor de si pelo bem comum.
O primeiro passo para constituir uma equipa multidisciplinar, focada no crescimento da organização e no apoio contínuo dos seus colaboradores, começa no recrutamento. É fundamental procurar pessoas que valorizem o trabalho de equipa e o ambiente vivido dentro da empresa, sem excluir a importância de conseguir bons profissionais. Indivíduos com espírito de sacrifício, resiliência e adaptabilidade devem ser os principais “targets”.

2. Assuma que os seus colegas sabem algo que você não sabe.
Ao longo da vida, o indivíduo contacta constantemente com outras pessoas, com backgrounds e formas de trabalhar bastante diferentes. Desta forma, para atingir as metas da empresa, é necessário que os seus trabalhadores cooperem e reconheçam uns nos outros, capacidades que contribuam para complementar a equipa. Este “mindset” permite que haja iniciativa para recorrer aos outros no que toca ao esclarecimento de dúvidas sobre uma determinada área e à partilha de ideias.

3. Pedir feedback constante.
Dar espaço para os colaboradores transmitirem os seus inputs constitui um sinal de confiança e de valorização da equipa. É aconselhável definir uma periodicidade ou estipular momentos específicos para haver uma troca de feedback entre os vários membros. Assim, não só se contribui para a melhoria dos processos como também para a existência de sinceridade no local de trabalho.

4. Envolva os seus colaboradores na tomada de decisão.
É importante saber reconhecer o trabalho das pessoas e valorizar a sua opinião. A motivação da equipa depende muitas vezes da independência que lhe é dada e do papel ativo que cada elemento desempenha nas decisões tomadas. Um maior envolvimento leva a um maior compromisso para com os projetos desenvolvidos e para com os pares.

5. Perceba o que motiva a sua equipa e utilize essa informação na divisão de tarefas.
Estude com atenção o comportamento dos vários elementos do projeto e o seu método de trabalho. Aquilo que estimula alguém a dar o seu máximo varia de pessoa para pessoa e por isso, é importante saber identificar quais são os principais fatores de motivação de cada um. Estes incluem independência, reconhecimento, compromisso com a equipa, atingir objetivos e metas concretas, participar em projetos desafiantes, envolvimento com a comunidade, entre outros. O conhecimento destes fatores permite uma divisão de tarefas mais eficaz e ponderada, retirando um maior aproveitamento da equipa e criando um melhor ambiente de trabalho.

Uma aposta na melhoria do espírito de equipa e na colaboração entre os membros aumenta o seu salário emocional e contribui para uma maior retenção de talento e para o progresso da organização.
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Reforçe a cultura da sua empresa

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