Skip links

Modelo CMMI na versão 2.0 – Descubra como a sua empresa vai ser valorizada com a nova versão!

Modelo CMMI na versão 2.0 - Descubra como a sua empresa vai ser valorizada com a nova versão!

CMMI Versão 1.3

Criado a 27 de outubro de 2010, o CMMI (Capability Maturity Model Integration) v.1.3 é constituído por um conjunto de boas práticas globais recomendadas, que tinham como objetivo o desenvolvimento e manutenção de produtos, o que levaria a um incremento no desempenho geral do negócio. E, de facto, o CMMI v.1.3 teve um grande impacto em muitas organizações de todo o mundo. Foram diversas as que viram melhorias tangíveis e que atingiram os níveis de maturidade pretendidos. 

Esta primeira versão apresentou o que se podem considerar algumas falhas, que podiam acabar por influenciar a má utilização e adoção do modelo.

O modelo CMMI v.1.3 tinha três livros completos ou um PDF com mais de 1.800 páginas, faltando interatividade para com os seus utilizadores. Os três modelos (Desenvolvimento, Serviços e Aquisição/ Gestão de Fornecedores) não foram integrados, nem eram consistentes com a forma como lidavam com áreas de capacidades semelhantes, como planeamento, garantia de qualidade, etc. A extensão e quantidade de informação destes livros, escritos com uma linguagem complexa e pouco clara, fizeram com que a sua compreensão fosse reduzida e, consequentemente, que a adoção do modelo não fosse facilitada.
A falha mais problemática do CMMI v.1.3 foi, possivelmente, o facto de estar mais orientado ao nível de conformidade que as organizações atingiriam do que ao seu desempenho. À medida que a “procura pelos níveis de maturidade” foi propagada, rapidamente se tornou comum que as avaliações apenas confirmassem se as equipas seguiam ou não os pontos estipulados no modelo, o que custava às organizações muito dinheiro com pouco ou nenhum resultado de desempenho ou agregação de valor.

 

CMMI Versão 2.0

Contudo, como se trata de um modelo que lida com a tecnologia, aquando o lançamento da V.2.0, em março de 2018, a versão anterior já se encontraria desatualizada. Graças a um esforço conjunto entre várias organizações, colaboradores da comunidade CMMI global e da ISACA-CMMI, em 2018 surge o CMMI v.2.0, que visava resolver estas questões. Houve mudanças bastante significativas no CMMI v2.0, se comparado à versão v1.3. A arquitetura diferenciada pode ser separada em cinco principais mudanças:

  • Linguagem amigável sobre o modelo e conteúdo informativo;
  • Abordagem focada na medição de resultados efetivos focados em melhorias contínuas e de negócio;
  • Conteúdo específico para desenvolvimento de produtos;
  • Classificação das áreas em “Categorias” e “Áreas de Capacidade”;
  • Atualizações periódicas da nova versão em formato online.

Saiba como podemos contribuir para a sua organização através da nossa oferta de
formações e da certificação nas nossas
áreas de atuação.

Fale com um Especialista

Serviços de Consultoria

Conheça algumas das áreas onde atuamos.

SABER MAIS

Norma ISO 27001

SABER MAIS

CMMI Dev

SABER MAIS

ITMARK

Return to top of page
Open chat
💬 Podemos ajudar? / Can we help?