Modelo CMMI na versão 2.0 - Descubra como a sua empresa vai ser valorizada com a nova versão

CMMI Versão 1.3

Criado a 27 de outubro de 2010, o CMMI (Capability Maturity Model Integration) v.1.3 é constituído por um conjunto de boas práticas globais recomendadas, que tinham como objetivo o desenvolvimento e manutenção de produtos, o que levaria a um incremento no desempenho geral do negócio. E, de facto, o CMMI v.1.3 teve um grande impacto em muitas organizações de todo o mundo. Foram diversas as que viram melhorias tangíveis e que atingiram os níveis de maturidade pretendidos. 

Esta primeira versão apresentou o que se podem considerar algumas falhas, que podiam acabar por influenciar a má utilização e adoção do modelo.

O modelo CMMI v.1.3 tinha três livros completos ou um PDF com mais de 1.800 páginas, faltando interatividade para com os seus utilizadores. Os três modelos (Desenvolvimento, Serviços e Aquisição/ Gestão de Fornecedores) não foram integrados, nem eram consistentes com a forma como lidavam com áreas de capacidades semelhantes, como planeamento, garantia de qualidade, etc. A extensão e quantidade de informação destes livros, escritos com uma linguagem complexa e pouco clara, fizeram com que a sua compreensão fosse reduzida e, consequentemente, que a adoção do modelo não fosse facilitada.
A falha mais problemática do CMMI v.1.3 foi, possivelmente, o facto de estar mais orientado ao nível de conformidade que as organizações atingiriam do que ao seu desempenho. À medida que a “procura pelos níveis de maturidade” foi propagada, rapidamente se tornou comum que as avaliações apenas confirmassem se as equipas seguiam ou não os pontos estipulados no modelo, o que custava às organizações muito dinheiro com pouco ou nenhum resultado de desempenho ou agregação de valor.

 

CMMI Versão 2.0

Contudo, como se trata de um modelo que lida com a tecnologia, aquando o lançamento da V.2.0, em março de 2018, a versão anterior já se encontraria desatualizada. Graças a um esforço conjunto entre várias organizações, colaboradores da comunidade CMMI global e da ISACA-CMMI, em 2018 surge o CMMI v.2.0, que visava resolver estas questões. Houve mudanças bastante significativas no CMMI v2.0, se comparado à versão v1.3. A arquitetura diferenciada pode ser separada em cinco principais mudanças:

  • Linguagem amigável sobre o modelo e conteúdo informativo;
  • Abordagem focada na medição de resultados efetivos focados em melhorias contínuas e de negócio;
  • Conteúdo específico para desenvolvimento de produtos;
  • Classificação das áreas em “Categorias” e “Áreas de Capacidade”;
  • Atualizações periódicas da nova versão em formato online.

Saiba como podemos contribuir para a sua organização através da nossa oferta de
formações e da certificação nas nossas áreas de atuação.

Serviços

Conheça algumas das áreas onde atuamos.

ISO 27001
CMMI SERVIÇOS