NP 4552 - A certificação que ouve os trabalhadores

A Conciliação (NP 4552)

Mas o que é a conciliação? A conciliação é uma forma de organização do trabalho que tem em conta as necessidades e expectativas familiares e/ou pessoais do trabalhador enquanto promove a igualdade de género.

Deste conceito surge a NP 4552, uma norma portuguesa publicada em 2016, que visa a melhoria continua da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar nas empresas que a implementam. Isto é alcançado através da implementação de um sistema de gestão de conciliação e do cumprimento dos requisitos descritos na norma.

Garantir que os trabalhadores são ouvidos

Um desses requisitos prevê a definição das partes interessadas (pessoas que são afetadas por uma decisão ou atividade), onde são avaliadas as suas necessidades e expectativas. Posteriormente, são elaborados planos de ação e implementadas medidas que contribuam para uma melhoria da conciliação.

Esta recolha de necessidades e expectativas é feita através de uma auscultação às partes interessadas previstas na norma, utilizando inquéritos, entrevistas e outros métodos escolhidos pela organização. Estas medidas proporcionam um benefício para os trabalhadores, onde estes realmente são ouvidos, sendo o ponto fulcral da conciliação. Adicionalmente, a felicidade dos mesmos é um dos objetivos a serem trabalhados, um ponto diferenciador da implementação de outros sistemas de gestão.

Casos práticos de implementação

Alguns exemplos de medidas que vimos implementadas em clientes nossos e que ajudaram na melhoria da conciliação foram:

  1. Teletrabalho
  2. Horário flexível
  3. Implementação de um “Guia de Boas Praticas de Conciliação”

Melhoria contínua

Um dos maiores receios observados nos clientes no momento da implementação é a preocupação de uma visão a longo prazo deste trabalho. Algo apenas momentâneo e que, passado algum tempo, seja esquecido. No entanto, podemos assegurar que isto não será uma preocupação. 

Este sistema de gestão é baseado na melhoria contínua e, portanto, todas as medidas implementadas são revistas periodicamente e avaliadas quanto à sua eficiência e eficácia. Para além disto, é também necessário avaliar as necessidades dos trabalhadores no mesmo período, sendo tomadas ações adicionais sempre que necessário.

Caso a organização não cumpra estes planos, a sua certificação poderá estar em risco.

Apesar de ainda não muito conhecida, a NP 4552 é uma norma com um reconhecimento crescente e por bons motivos. Permite que os colaboradores sejam ouvidos, que melhorem a sua conciliação entre a vida profissional e pessoal, no qual se traduz num aumento da felicidade, sentido de dever cumprido e, consequentemente, numa melhoria da organização.

Um grande passo na melhoria das organizações em Portugal.

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