fbpx

Skip links

Project Management Body of Knowledge (PMBOK) by PMI

PMBOK vem de Project Management Body of Knowledge, que teve origem no livro A Guide to the Project Management Body of Knowledge (Um Guia para o Corpo de Conhecimento da Gestão de Projeto (Guia PMBOK). Este representa as boas práticas geralmente reconhecidas na profissão, refletindo simultaneamente sobre a constante evolução do conhecimento.

O PMBOK foi primeiramente desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI) enquanto white paper no Relatório de Ética, Standards e Acreditação de 1983 do PMI, numa tentativa de documentar e padronizar informações e práticas de gestão de projetos normalmente aceites. Agora, na sua quarta edição (2008), o Guia PMBOK®-Quarta Edição dá continuidade à tradição de excelência na gestão de projetos, com um standard que é até mais simples de entender e implementar, através de uma melhor consistência e esclarecimento.

O Guia PMBOK foca-se em processos, ou seja, descreve o trabalho em etapas processuais. Esta abordagem é compatível com outros standards de gestão, como a ISO 9000 e o CMMI do Instituto de Engenharia de Software. Os processos sobrepõem-se e interagem ao longo de todo o projeto ou das suas diversas fases.

Return to top of page