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Gestão de Projetos de Software

Gestão de Projetos de Software

A gestão de projetos de software é um desafio permanente no contexto empresarial. O controlo adequado das diversas variáveis, como gestão do âmbito, custo, tempo, qualidade e risco, necessita de uma base composta por técnicas e capacidades que não sejam simples de adquirir.

Descrição

A gestão de projetos de software é um desafio permanente no contexto empresarial. O controlo adequado das diversas variáveis, como gestão do âmbito, custo, tempo, qualidade e risco, necessita de uma base composta por técnicas e capacidades que não sejam simples de adquirir.
Algumas perguntas que este curso ajudará a responder:

  • Por que motivo os meus projetos nunca terminam dentro do prazo?
  • Por que não controlo os meus fornecedores?
  • Aquilo que foi dado pelo projeto não é o que os meus clientes pretendem. Porquê?
  • Por que motivo os meus clientes (internos ou externos) não estão satisfeitos com o projeto?

Este curso oferece uma perspetiva prática acerca da gestão de projetos de software, tendo por base os melhores modelos globais (PMBOK e PRINCE) e estudos de casos empresariais reais.

O curso destina-se a gestores ou membros da equipa de projetos que pretendem adquirir uma amplitude de conhecimentos e técnicas que lhe permita uma gestão eficaz de projetos de software. Este curso não requer formação graduada, apenas algum envolvimento prévio em projetos de software.

  • Ciclo de vida do projeto
  • Planeamento e WBS
  • Gestão Ágil, Disciplinada e Quantitativa
  • Gestão de Requisitos e Mudanças
  • Gestão de Aquisições e Fornecimento
  • Gestão de Serviços
  • Gestão de Risco
  • Comunicação e Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão de Qualidade e Gestão Financeira

Este curso tem como objetivo facultar uma visão prática sobre os tópicos mais importantes na gestão de projetos de software.
O objetivo é fornecer uma visão geral sobre a gestão do seu projeto, desde o planeamento e monitorização até à conclusão.
Passará a compreender de forma clara a importância da gestão de comunicações, gestão de riscos e expectativas do cliente (interno ou externo).

  • Construir um plano de projeto
  • Preparar um documento de requisitos
  • Identificar os riscos de um software proposto
  • Preparar um plano de comunicação e um relatório de monitorização
  • Identificar áreas para melhoria em estudos de casos de gestão de projetos
  • Fazer uma análise post-mortem de um projeto

A apresentação dos tópicos propostos é intercalada com exercícios individuais e em grupo. O curso também tem uma componente prática (hands-on) com algumas ferramentas. Os formandos serão avaliados com base no desempenho durante as várias sessões e com base na prova final individual.
Os formandos recebem um certificado de aprovação ou frequência.

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