Skip links

Gestão de aquisição de software

Gestão de aquisição de software

A gestão de aquisições de software representa uma actividade que não envolve apenas a selecção de um fornecedor e o aguardar pela data de entrega final.

É necessário saber fazer uma avaliação correcta do fornecedor com base em critérios bem definidos, ter um processo claro de pedido de propostas e ter definidos requisitos contratuais claros que salvaguardem o risco do projecto de contratação nas suas mais importantes vertentes: custo, âmbito, prazo e qualidade.
O exercício de aquisição de soluções de software envolve técnicas específicas que podem ajudar a trazer maturidade a quem compra software como a quem produz.

Descrição

A gestão de aquisições de software representa uma actividade que não envolve apenas a selecção de um fornecedor e o aguardar pela data de entrega final.

É necessário saber fazer uma avaliação correcta do fornecedor com base em critérios bem definidos, ter um processo claro de pedido de propostas e ter definidos requisitos contratuais claros que salvaguardem o risco do projecto de contratação nas suas mais importantes vertentes: custo, âmbito, prazo e qualidade.
O exercício de aquisição de soluções de software envolve técnicas específicas que podem ajudar a trazer maturidade a quem compra software como a quem produz.

Algumas questões que este curso vem ajudar a responder:

  • Como devo abordar o mercado na procura do melhor fornecedor?
  • Como definir os requisitos para que o fornecedor tenha um bom entendimento sobre o produto pretendido?
  • Porque é que os fornecedores nunca entregam no prazo previsto?
  • Como me posso precaver relativamente aos atrasos dos fornecedores?

O curso destina-se gestores ou membros de equipa de projectos de software que pretendam adquirir conhecimentos e técnicas para a gestão eficaz de aquisições de projectos de software. Não requer formação inicial graduada mas algum conhecimento de conceitos gerias de sistemas de informação.

  • Ciclo de vida de um projecto de aquisições
  • Planeamento de aquisições
  • Caderno de encargos de projectos de software (Request For Proposal)
  • Definição de requisitos (âmbito) e gestão de alterações
  • Processo de solicitação
  • Selecção de solução/fornecedor de software
  • Monitorização e controlo de projectos de aquisição de software
  • Gestão da comunicação e de projectos off shore
  • Qualidade de software
  • Transição para serviços
  • Fecho de um projecto de aquisições
  • Fazer um plano de projecto de aquisições
  • Preparar um documento de requisitos
  • Preparar um caderno de encargos de software
  • Fazer uma avaliação multi-critério de um processo de aquisições
  • Preparar um plano de comunicação e um relatório de acompanhamento
  • Identificar áreas de melhorias de gestão de aquisições com base em casos de estudo
  • Fazer uma análise post mortem de um projecto de aquisições

Este curso oferece uma perspectiva prática da gestão de aquisições de software, baseada nos melhores modelos mundiais (CMMI for acquisition, PMBOK e ITIL) e em casos de estudo reais empresariais.
Permite aumentar o grau de sucesso na gestão de aquisições de software, dinamizando relações de parceria com os fornecedores com a aplicação de técnicas comprovadas de gestão de projectos e qualidade de software.

  • Construir um plano de projeto
  • Preparar um documento de requisitos
  • Identificar os riscos de um software proposto
  • Preparar um plano de comunicação e um relatório de monitorização
  • Identificar áreas para melhoria em estudos de casos de gestão de projetos
  • Fazer uma análise post-mortem de um projeto

Ao submeter os dados está a concordar com a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

Return to top of page