A vulnerabilidade do VPN que pode provocar um ataque informático

Trabalhar remotamente está a causar um aumento de ciberataques e as várias entidades de Cibersegurança já alertaram para as ameaças de fraudes emergentes.

O diretor de operações do Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido afirma que “Os ciberataques estão a ajustar as suas táticas para explorar a pandemia do COVID-19 e o NCSC está a trabalhar dia e noite juntamente com os seus parceiros” para responder à situação.

Um dos ataques mais comuns é feito através do uso de links presentes em mensagens ou emails de phishing, que fazem com que as pessoas que o recebam pensem que ao abrir a hiperligação estarão a encontrar informação segura e novidades privilegiadas relacionadas à pandemia. Contudo, pode tratar-se do contrário e ser apenas uma forma de um hacker entrar no seu computador ou dispositivo móvel, por isso é importante que mantenha a sua informação segura e apenas leia as informações dadas por entidades competentes.

Além disso, é também de salientar a importância de proteger o seu computador ou dispositivo de trabalho, sob risco de poder sofrer uma perda de todos os seus dados, já que os dispositivos vulneráveis a possíveis ataques são os mais procurados.

Tanto a NCSC como o Departamento de Segurança Interna dos EUA relatam que “muitas organizações implementaram rapidamente novas redes, incluindo VPN e infraestruturas de IT, para atender à grande mudança para o trabalho remoto”. Os hackers estão a tirar proveito desta mudança em massa, explorando uma variedade de vulnerabilidades para infetar computadores ou telemóveis com malware.

Ataques cibernéticos: Conheça as principais formas de ataques informáticos da atualidade:

  1. Malware móvel
  2. Phishing por email
  3. Malware presente em descontos
  4. Phishing por SMS
  5. Vendas de máscaras faciais e desinfetantes para as mãos
  6. Software malicioso
  7. Ataques de ransomware

Strongstep has a set of cybersecurity experts ready to ensure your company's success.

Services

Get to know some of the areas where we operate.

ISO 27001
CMMI for Services