Google adiciona novos controlos de segurança e privacidade

Google adiciona novos controlos de segurança e privacidade

O assistente digital do Google passa a esclarecer o utilizador sobre várias formas de proteger a sua privacidade: desde navegar em privado no Google Maps a escolher a melhor palavra-passe.

De forma a assinalar o mês da Cibersegurança, a Google anunciou uma série de novos controlos de segurança e privacidade que vão passar a estar disponíveis – extensão do modo incógnito na utilização do Google Maps, a extensão da eliminação automática do histórico no YouTube, a possibilidade de apagar com comandos por voz conversas com o Assistente com um simples pedido, como por exemplo, “Google, apaga tudo o que eu disse a semana passada” e ainda uma nova funcionalidade que informa o utilizador da qualidade das suas futuras palavras-passe enquanto está a escolher.

A Google diz que o seu objetivo foi, sempre, criar produtos que são simples, úteis e intuitivos. E não é muito diferente nas questões da privacidade e da segurança: gerir os seus dados deve ser tão fácil como fazer uma reserva num restaurante ou usar o Google Maps para encontrar a forma mais rápida para voltar para casa. 

Modo Incógnito no Google Maps

A partir de agora, os utilizadores não vão ter a sua atividade exposta no Google Maps, bem como os locais que pesquisam não vão ser guardados na sua conta Google para efeitos de personalização de experiência. Caso queira regressar ao modo normal, basta um clique na sua foto de perfil para desativar o modo incógnito.

Eliminação Automática no YouTube

No passado mês de maio, foi anunciado que o utilizador poderia apagar automaticamente o seu Histórico de Localização e a sua Atividade da Web e de Aplicações, que inclui a informação da navegação ou de pesquisas realizadas.  Agora será também possível apagar automaticamente o histórico de YouTube, basta o utilizador selecionar um período entre três a dezoito meses tal como no histórico de localização.

Controle a sua privacidade com a sua voz no Assistente do Google

Quanto ao Assistente Google foram adicionadas novas respostas para comandos de voz que asseguram ao utilizador que os seus dados estão seguros ou que permitem apagar conversas com o assistente mais facilmente. Se o utilizador quiser apagar mais de uma semana de conversas, o assistente direciona-o para a página de configurações de conta para concluir o processo.

Reforçar a segurança da sua palavra-passe

Proteger a privacidade online requer uma forte segurança, e é por isso que os dados dos utilizadores são protegidos por uma das infraestruturas de segurança DOS mais avançadas do mundo.

A Verificação de Segurança da Google deteta automaticamente possíveis ameaças à segurança da nossa Conta Google e facilita ao utilizador adicionar proteções extra de forma a manter a sua conta segura, tais como a remoção de dispositivos mais velhos ou aplicações que já não utiliza que ainda têm acesso à sua conta.

Já há muito tempo que a Google tem disponível um gestor de palavras-passe que guarda e protege automaticamente todas as palavras-passe das suas contas e, para assinalar o Mês Europeu da Cibersegurança, estão a tornar esta ferramenta ainda mais poderosa. Agora, e apenas com um clique, o novo Gestor de Palavras-passe informa automaticamente se alguma das suas palavras-passe é fraca, reutilizada ou se foi exposta a uma violação por parte de terceiros. 

Desde 2012 que a União Europeia celebra o Mês Europeu da Cibersegurança, uma iniciativa que tem o objetivo de promover a cibersegurança e a implementação de bons hábitos de navegação online.