O Windows 10 e o Office 365 vão ser banidos das escolas na Alemanha

O Windows 10 e o Office 365 vão ser banidos das escolas na Alemanha

Os estabelecimentos escolares no estado alemão de Hesse estão proibidos de usar o Office 365 da Microsoft. A decisão foi do regulador local da proteção de dados, que considera não haver forma de garantir a privacidade dos dados geridos pela Microsoft o que leva à possibilidade de os dados dos utilizadores serem acedidos pelas autoridades dos Estados Unidos da América.

Em determinadas configurações do Windows 10, a Microsoft pode recolher dados como linhas de emails, frases usadas no tradutor ou até informação sensível, quando o sistema tem um erro inesperado.

A Microsoft em resposta às questões de privacidade levantadas, referiu que é possível reconfigurar o Office 365 de forma a aceder aos requisitos de segurança que levantariam a proibição, mas a única forma de contornar o problema, e assegurar que a recolha destes dados respeita o Regulamento Geral de Proteção de Dados, é através do consentimento dos utilizadores. No caso das escolas, nem todos têm idade para o fazer, o que torna o processamento de dados ilegal aos olhos do regulamento europeu. 

O tema afeta também soluções de cloud da Google e da Apple. Apenas as soluções que armazenem dados localmente poderão ser usadas.