Qual a diferença entre NIS2 e DORA?

Qual a diferença entre NIS2 e DORA?

Se há coisa que os empresários adoram, é estar a par das últimas novidades regulatórias, certo?

Pronto, talvez não seja a vossa coisa favorita, mas quando se trata de proteger a vossa empresa e garantir que estão em conformidade com as novas leis, não há como fugir! Então, vamos lá entender quais são as diferenças entre a NIS2 e o DORA, estas normas que a União Europeia estabeleceu como sendo obrigatórias.

NIS2: A segurança em primeiro

A NIS2 é a versão mais atualizada da primeira diretiva de segurança da União Europeia, cujo objetivo é garantir que as redes e os sistemas de informação das empresas estão mais protegidos do que nunca. Imagine a NIS2 como um amigo que está sempre a lembrar-lhe de trancar a porta antes de sair de casa. É isso que a NIS2 faz ao estabelecer a obrigatoriedade de certas ações de proteção nos sistemas digitais. Terá de estar em conformidade até 17 de Outubro de 2024.

Então, o que é que isto significa para si? Basicamente, o que precisa de saber é que a NIS2 alarga o seu alcance para incluir mais setores e está mais rigorosa nas suas exigências a nível de segurança. Se a sua empresa pertence a setores críticos, como saúde, telecomunicações, transportes, entre outros, terá obrigatoriamente de reforçar a segurança cibernética e preparar-se para notificações rápidas em caso de incidentes.

DORA: O guarda-costas do setor financeiro

Agora, se a NIS2 é o amigo que tranca a porta, o DORA é o segurança que garante que ninguém mexe no cofre. Este regulamento é direcionado para o setor financeiro e foca-se na resiliência operacional digital. Em termos simples, o DORA garante que, mesmo durante um ciberataque, as suas operações continuam a decorrer.

O que é que isto implica? Testes regulares, avaliações de risco de terceiros e uma boa preparação para cenários de desastre! Se tem uma instituição financeira, seguradora, entre outros, prepare-se porque o DORA será o seu melhor amigo, ajudando a manter a sua empresa segura e pronta para qualquer situação. terá de estar em conformidade até dia 17 de janeiro de 2025.

Mas afinal, qual é a diferença entre a NIS2 e o DORA?

Bom, aqui vai! A NIS2 é uma rede de segurança para várias indústrias, garantindo que todos estão protegidos. Já o DORA é aquele sistema de defesa de elite, direcionado para o setor financeiro, assegurando que, mesmo com ataques cibernéticos, as suas operações continuam a funcionar.

O que é que deve fazer

Agora chegou a parte séria da questão! Se a sua empresa está sob o alcance de uma, ou ambas, destas regulamentações, é hora de agir, porque os prazos estão quase a terminar e as multas pelo incumprimento de ambas são severas, tanto para a saúde financeira da empresa como para a sua reputação.

Mas não se preocupe, porque a Strongstep está aqui para ajudar. Podemos auxiliá-lo na implementação de melhores práticas, para que a sua empresa cumpra com todos os requisitos exigidos e esteja preparada para enfrentar os desafios digitais do futuro.

Vamos conversar?

DORA- Setor financeiro



Faça já o Download do seu Ebook DORA!

Neste Ebook vai encontrar:

- O que é a DORA.

- Prazos que tem de cumprir.

- Case Study.

- Sanções em caso de incumprimento.

- Benefícios de estar em conformidade com DORA.

Serviços

Conheça algumas das áreas onde atuamos.