
NP 4552: Como equilibrar a vida pessoal e profissional?
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A Conciliação (NP 4552)
Mas o que é a conciliação? A conciliação é uma forma de organização do trabalho que tem em conta as necessidades e expectativas familiares e/ou pessoais do trabalhador enquanto promove a igualdade de género.
Deste conceito surge a NP 4552, uma norma portuguesa publicada em 2016, que visa a melhoria continua da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar nas empresas que a implementam. Isto é alcançado através da implementação de um sistema de gestão de conciliação e do cumprimento dos requisitos descritos na norma.
Garantir que os trabalhadores são ouvidos
Um desses requisitos prevê a definição das partes interessadas (pessoas que são afetadas por uma decisão ou atividade), onde são avaliadas as suas necessidades e expectativas. Posteriormente, são elaborados planos de ação e implementadas medidas que contribuam para uma melhoria da conciliação.
Esta recolha de necessidades e expectativas é feita através de uma auscultação às partes interessadas previstas na norma, utilizando inquéritos, entrevistas e outros métodos escolhidos pela organização. Estas medidas proporcionam um benefício para os trabalhadores, onde estes realmente são ouvidos, sendo o ponto fulcral da conciliação. Adicionalmente, a felicidade dos mesmos é um dos objetivos a serem trabalhados, um ponto diferenciador da implementação de outros sistemas de gestão.
Casos práticos de implementação
Alguns exemplos de medidas que vimos implementadas em clientes nossos e que ajudaram na melhoria da conciliação foram:
Melhoria contínua
Um dos maiores receios observados nos clientes no momento da implementação é a preocupação de uma visão a longo prazo deste trabalho. Algo apenas momentâneo e que, passado algum tempo, seja esquecido. No entanto, podemos assegurar que isto não será uma preocupação.
Este sistema de gestão é baseado na melhoria contínua e, portanto, todas as medidas implementadas são revistas periodicamente e avaliadas quanto à sua eficiência e eficácia. Para além disto, é também necessário avaliar as necessidades dos trabalhadores no mesmo período, sendo tomadas ações adicionais sempre que necessário.
Caso a organização não cumpra estes planos, a sua certificação poderá estar em risco.
Apesar de ainda não muito conhecida, a NP 4552 é uma norma com um reconhecimento crescente e por bons motivos. Permite que os colaboradores sejam ouvidos, que melhorem a sua conciliação entre a vida profissional e pessoal, no qual se traduz num aumento da felicidade, sentido de dever cumprido e, consequentemente, numa melhoria da organização.
Um grande passo na melhoria das organizações em Portugal.
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