Nova versão da ISO 27001 já disponível! Conheça as novas atualizações à norma

A atualização da ISO 27001:2013 para a ISO 27001:2022 vem trazer algumas aguardadas alterações à norma. Contudo, estas alterações apenas se verificam a nível dos controlos listados no Anexo A da ISO 27001, não havendo qualquer alteração nos seus requisitos (cláusulas 4 a 10).

As alterações efetuadas à norma foram elaboradas tendo em vista a simplificação do processo de implementação da ISO 27001. Os anteriores 114 controlos, alguns deles obsoletos, foram condensados em apenas 93, organizados em 4 secções (em substituição das 14 secções anteriormente existentes). Contudo, a redução do número de controlos não representa a sua exclusão da norma, mas sim a sua fusão/reorganização. Adicionalmente, 11 novos controlos foram introduzidos.

Para as organizações já certificadas em ISO 27001, a atualização da norma levará à necessidade de atualizar a certificação, de forma a garantir a conformidade com a versão da norma em vigor. Nestes casos, uma vez que muita informação se mantém, a duração do processo de certificação será significativamente menor.

No caso de organizações que ainda se pretendam certificar, não deixa de ser viável iniciarem o processo de implementação tendo por base a versão ainda em vigor, fazendo os ajustes necessários posteriormente.

As vantagens da certificação ISO 27001 permanecem:

  • Melhoria na postura da organização relativamente à segurança da informação;
  • Conformidade com regulamentos de proteção de dados;
  • Ganhos de eficiência do negócio;
  • Redução das despesas com IT;
  • Aumento da competitividade.

A Strongstep está distinguida para ajudar a sua organização a atualizar a certificação ISO27001.

Temos uma nova avaliação de serviços totalmente gratuita

Se a sua empresa ainda não implementou a norma internacional de Segurança de Informação, faça já o download do nosso Ebook e fique a conhecer mais a fundo este serviço para melhorar o seu negócio.

Artigos relacionados