Conciliação: como podemos medi-la dentro de uma empresa?

Conciliação: o que é e como podemos medi-la dentro de uma empresa?

O tema da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar tem vindo a ganhar peso e a ocupar vários títulos de notícias e artigos informativos.

No início do mês, a UE divulgou um conjunto de regras que todos os estados-membros “devem aplicar a nível da UE para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e familiar dos pais e prestadores de cuidados, adotadas em 2019″ e que tinham de ser transpostas para a lei nacional dos países até hoje.”

Em contexto nacional, Mariana Vieira da Silva, atual Ministra da Presidência, afirmou que a diretiva da conciliação entre vida pessoal, familiar e profissional será uma parte integrante e indispensável na execução do programa do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência.

Mas afinal, o que é a conciliação e como podemos medi-la dentro de uma empresa?

A diretiva relativa à conciliação entre a vida profissional e a vida familiar pretende preservar e melhorar os direitos existentes e introduzir novos direitos, tanto para as mulheres como para os homens.

A proposta visa promover um bom equilíbrio entre os compromissos familiares e profissionais e reforçar a igualdade de oportunidades entre as mulheres e os homens, tanto no local de trabalho como em casa.

Eis algumas sugestões a adotar na sua empresa para assegurar medidas de conciliação aos seus colaboradores:

  • Implementação de hora limite para agendamento das reuniões;
  • Prestação de informação sobre a parentalidade (direitos e deveres de ambas as partes);
  • Acompanhamento de trabalhadores/as e trabalhadoras, podendo envolver formação depois de um período de licença prolongada;
  • Dispensas para atividades de voluntariado;
  • Protocolos com entidades de educação e saúde e bem-estar;
  • Serviço interno de transportes ou pagamento de um subsídio de transporte aos/às trabalhadores/as e às trabalhadoras;
  • Aconselhamento da carreira;
  • Divulgação da informação relativa aos direitos e deveres dos/das trabalhadores/as em matéria de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, proteção da parentalidade e igualdade de género.

 

Na Strongstep apoiamos na implementação da norma da conciliação ao planear um conjunto de ações e recomendações de mudança com base em diagnósticos realizados no contexto da sua organização.

Descarregue gratuitamente o eBook da NP 4552 e saiba como aumentar o bem-estar, qualidade de vida e satisfação dos colaboradores.

Artigos relacionados