Para marcar o regresso dos eventos presenciais, a Strongstep apresentou a 4ª edição do Steptalks em Dublin, na Embaixada de Portugal.

Foi uma tarde repleta de testemunhos diversos, reunindo profissionais irlandeses e portugueses, peritos na área de tecnologia.

O evento contou com a presença de Denis Ryan, do NSAI, que explicou como a Lei de cibersegurança da UE ajuda a estabelecer uma base de requisitos para certificações de segurança cibernética que serão reconhecidas em toda a região da UE, apresentando a estrutura nacional de certificação.

Eddie Kilbane explorou o tema segurança física, políticas e normas de segurança, numa apresentação direcionada a Data Centre Security, enquanto Luís Cunha sugeriu dicas de cibersegurança e novas tecnologias, complementando com as 5 tendências de cibersegurança para C-Level.

Representando a WYgroup, Rui Faias reforçou a importância de ensinar conceitos de proteção de dados aos funcionários e de criar uma economia digital segura ao falar do ambiente profissional e proteção de dados num mundo em mudança.

Para fechar o tópico de segurança de informação, Bruna Batista mostrou como é possível fazer uma correspondência entre ISO27001 e RGPD, dando ênfase aos benefícios de uma implementação dos dois srviços em conjunto.

Para apresentar os desafios de gestão de serviços em projetos de gestão de aplicações, o evento acolheu Hugo Colaço, que ressalvou a importância da gestão de serviços mostrando um exemplo de um projeto implementado numa instituição financeira.

Por fim, remetendo para a conciliação da vida profissional e pessoal, Russel Moore introduziu o tema “Leveraging your remote Portuguese Workforce” em representação da Aspira, refletindo sobre os desafios e oportunidades criados pela pandemia, conceitos de trabalho remoto, talentos e protocolos de comunicação e explicou a razão pela qual foi criado o “Portugal project”, com base em mão de obra altamente qualificada, habilidades linguísticas, fuso horário e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Pedro Castro Henriques (Strongstep) fez uma restrospetiva bastante positiva no final do evento, afirmando que o Steptalks não só alcançou como superou as suas expectativas.

“Conseguimos juntar profissionais de diferentes setores, habituados a trabalhar com metodologias diferentes. Foi muito interessante ouvir cada um, achei importante que tivessem partilhado as suas próprias experiências, algo que tivessem presenciado, e não só a teoria e conceitos bases. Todos os oradores partilharam as suas dificuldades, problemas que enfrentaram e as soluções que arranjaram para os resolver, fiquei muito contente com o resultado”.

O CEO da Strongstep confirmou também que estas conferências continuarão a ser planeadas, com diferentes temáticas, oradores e localizações.   

“Em breve voltaremos a organizar outra edição do Steptalks, é uma hipótese voltar a fazê-lo em Dublin mas também temos outras localizações em mente. Queremos continuar a juntar profissionais de tecnologia no mesmo âmbito, mantendo um ambiente informal no qual as pessoas se divirtam a aprender e estejam à vontade para partilhar novas ideias.”

As apresentações serão disponibilizadas em breve na página do evento em strongstep.pt/steptalks-dublin/.