Foi na madrugada de quarta-feira que a Sonae MC, dona do Continente, sofreu um ciberataque. Cartões de cliente, aplicação e até lojas físicas sofrem perturbações.
“Devido a um ataque informático os serviços Cartão Continente e Cartão Presente estão temporariamente indisponíveis. Pagamentos com cartão multibanco com anomalias”. Foi esta a mensagem que os clientes receberam ao deslocaram-se ao supermercado continente.
O site do Continente continua sem serviço, referindo que se encontra em manutenção.
A extensão do ataque informático ainda está a ser avaliado pelo grupo Sonae, que está a tentar perceber se os dados dos clientes ficaram comprometidos.
As equipas do grupo Sonae “estão a trabalhar no sentido de averiguar a perturbação” e “repor, com a máxima brevidade, o normal funcionamento da atividade”.
Desde o início de 2022, que várias empresas foram vítimas de ataques informáticos.
O ataque ao Grupo IMPRESA, dona da SIC e do Expresso, ocorreu nos primeiros dias do ano e causou danos extensos nos arquivos de informação das empresas. Em fevereiro, a Vodafone também foi alvo de um ataque informático, que teve um grande impacto no funcionamento dos serviços da empresa.
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