Ciberataques contra governo ucraniano aumentaram quase 200%

Os ciberataques contra a administração pública e o setor militar da Ucrânia aumentaram 196% nos primeiros três dias de combate, segundo dados da Check Point Research (CPR). Do lado das organizações russas, o aumento foi de 4%.

A administração pública e o setor militar ucranianos sofreram um aumento de 196% do número de ciberataques nos primeiros três dias do conflito, comparado com os primeiros dias de fevereiro de 2022.

“A atividade cibernética está a aumentar em torno do conflito em curso entre a Rússia e a Ucrânia. Estamos a assistir a aumentos do número de ciberataques em ambos os lados, sendo o governo e o setor militar ucraniano os que registam o maior aumento. É importante compreender que a guerra atual também tem uma dimensão cibernética, onde as pessoas “online” estão a escolher um lado, desde a “dark web” (“sites” ocultos) até às redes sociais,” diz Lotem Finkelstein, chefe de informação sobre ameaças na Check Point Software, citado no comunicado.

A CPR aponta ainda para um aumento de sete vezes no número de e-mails de phishing (fraudulentos) enviados em línguas eslavas orientais, sendo que um terço destes e-mails dirigidos a destinatários russos foram enviados de endereços de correio eletrónico ucranianos, reais ou falsificados.

“Verifique sempre o endereço de e-mail do remetente do e-mail. Esteja atento a qualquer erro ortográfico nos e-mails. E verifique se o remetente do correio eletrónico é autêntico. Continuaremos a monitorizar todos os lados da atividade cibernética em torno da guerra em curso”, declara Lotem Finkelstein.

Quando se trata de ameaças de segurança é sempre melhor estarmos um passo à frente!

A Strongstep tem um conjunto de especialistas de cibersegurança prontos a garantir a segurança da sua empresa.

Se a sua empresa ainda não implementou a norma internacional de Segurança de Informação, faça já o download do nosso Ebook e fique a conhecer mais a fundo este serviço para melhorar o seu negócio.

Artigos relacionados