Vodafone Portugal confirma que foi alvo de ciberataque

“A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso, com o objetivo de causar danos e perturbações”, revela a empresa em comunicado.

“Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital“, pode ler-se no comunicado da Vodafone Portugal. A empresa garante que, “assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços” e que “continua absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível”, lamentando “profundamente os transtornos causados aos clientes”.

A Vodafone tenta tranquilizar os clientes dizendo que não tem indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos, estando desta forma determinada em repor a normalidade dos serviços, mas deverá acontecer de forma gradual.

Apesar de já ter recuperado alguns dos seus serviços, a Vodafone Portugal admite que está a ter um pouco mais de dificuldades no processo devido à “dimensão e gravidade do ato criminoso”, pelo que necessita de um “cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação”, mas está confiante que esta recuperação aconteca “progressivamente ao longo desta terça-feira“, dia 8.

A Vodafone Portugal garante que procederá a uma “investigação aprofundada do ato criminoso” por “tempo indeterminado” com o auxílio das autoridades competentes.

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