Diminuir custos do desenvolvimento de software da sua empresa

Apesar da área de TI ser um segmento estratégico para qualquer empresa, muitos gestores desta área são pressionados a fazer uma otimização dos recursos ou redução de custos, ou seja, é necessário tomar decisões corretas em relação à liderança de pessoas, recursos e sistemas.

Com isto à medida que os produtos/serviços são entregues com menos tempo e dinheiro gasto, maiores são as possibilidades de uma empresa alcançar o crescimento sustentável, caso satisfaça as necessidades do público-alvo.

Na Strongstep, sabemos o que pode ser feito dentro da sua empresa para reduzir custos, principalmente no desenvolvimento de software.

Dicas para reduzir custos com o desenvolvimento de software:

1. Redesenho dos processos
O redesenho dos processos é uma das dicas mais importantes para a redução dos custos no desenvolvimento de software.
Em primeiro lugar é necessário avaliar os processos atuais com um foco direcionado na identificação de pontos que prejudicam a produtividade da equipa.

2. Criação de metas
Após os processos redesenhados, já se pode estabelecer parâmetros de desempenho para diminuir os gastos na elaboração das novas soluções de TI. Este trabalho deve envolver a equipa e indicadores alcançáveis para que haja um maior compromisso e entrega com as metas.

3. Adoção de novas tendências tecnológicas
Permitir que os colaboradores trabalhem com os seus próprios equipamentos pessoais para o trabalho (BYOD – Bring Your Own Device) também pode ajudar a reduzir custos com a aquisição de equipamentos. Mas para a adoção desta medida, é preciso criar uma política de segurança de informação que deve ser obedecida pelos colaboradores.
O armazenamento na cloud também é outra prática que pode ajudar a reduzir os custos em desenvolvimento de software, principalmente para utilizar como plataforma de testes.

4. Descentralização das decisões
Delegar mais tarefas que envolvem decisões de vários membros da equipa, sem ser necessário estar a aguardar a decisão do líder, pode ajudar a acelerar a produtividade e reduzir custos indiretamente. Para a implementação desta ação é sempre necessário contar com os colaboradores mais experientes para colaborar com os mais novos.

5. Otimização da infraestrutura de TI
As empresas devem investir em recursos de TI de topo ou contratarem fornecedores que sejam responsáveis por esta área. Os colaboradores devem ter acesso às ferramentas de trabalho de forma ininterrupta. Isso favorece a produtividade e a diminuição de tempo e de custos na criação de sistemas e aplicativos.

Descarregue gratuitamente o eBook e aprenda sobre o conjunto de
boas práticas mundiais que impulsionam o desempenho dos negócios por meio da criação e comparação de recursos-chave.

Artigos relacionados