Conheça as 5 tendências na cibersegurança para 2022

Os ciberataques têm vindo a aumentar nos últimos dois anos. Dados recentes do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) mostram que os ciberataques aumentaram 23% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, e subiram 124% face a 2019. 

O teletrabalho tornou-se a realidade para muitos setores, devido à pandemia e por esse motivo a cibersegurança tornou-se uma prioridade máxima.  A marca tecnológica do ManpowerGroup, apresentou as cinco tendências de cibersegurança que considera que vão marcar 2022.

1. Capacitação da força de trabalho para adotar comportamentos seguros em teletrabalho: os dados indicam que os ciberataques aumentam com o trabalho remoto e por esse motivo, as empresas precisam de estar capacitadas para que a cibersegurança seja considerada nas discussões estratégicas e no desenho dos novos modelos de trabalho. Em 2022 as empresas irão recorrer cada vez mais à analítica de dados para poder avaliar as ameaças de cibersegurança no que diz respeito aos comportamentos dos colaboradores e riscos associados, adaptando as suas políticas em consequência. 

2. Criação de comités de cibersegurança com reporte à direção: A empresa especialista afirma que estão a começar a surgir, nas empresas, comités especializados em cibersegurança. Estes são muitas vezes liderados por um membro do conselho executivo já experiente em temas de segurança (como um antigo diretor de segurança da informação) ou até por consultores especializados. 

3. Maior adoção de Inteligência Artificial em cibersegurança: “Muitas empresas já estão a utilizar a Inteligência Artificial (IA) nas suas iniciativas de cibersegurança e outras planeiam introduzi-la brevemente”, antecipa a marca tecnológica do ManpowerGroup. Entre as vantagens estão permitir analisar padrões de tráfico e de acesso que previnem a suplantação de identidades, assim como identificar e corrigir vulnerabilidades nos sistemas e redes.

4. Consolidação dos fornecedores:  De forma a simplificar os sistemas operacionais de segurança, a Experis antecipa que cada vez mais as empresas vão procurar “se reajustar, por forma a reduzir custos, obter uma visão mais unificada e uma arquitetura de segurança mais eficaz”. Contrariando a tendência de adoção de diferentes ferramentas, conseguidas através de múltiplos fornecedores.

5. Maior peso da regulação: A legislação deverá evoluir no sentido de cobrir, não só as infrações e perdas de dados, mas também as vulnerabilidades e exposição a potenciais danos. Adicionalmente, e a mais longo prazo, a Experis nota que deverá ser cada vez mais provável uma crescente responsabilização dos CISOs semelhante à que existe para os CFOs e CEOs.

Quando se trata de ameaças de segurança é sempre melhor estarmos um passo à frente!

A Strongstep tem um conjunto de especialistas de cibersegurança prontos a garantir a segurança da sua empresa.

Se a sua empresa ainda não implementou a norma internacional de Segurança de Informação, faça já o download do nosso Ebook e fique a conhecer mais a fundo este serviço para melhorar o seu negócio.

Artigos relacionados