No contexto das organizações, a cibersegurança frequentemente surge como um tópico de extrema complexidade, tornando-se difícil priorizar as ações a levar a cabo para garantir uma abordagem eficaz. Contudo, na maioria destes casos, o ponto crucial é iniciar a identificação de riscos de segurança. Tendo identificado os riscos, será então viável prosseguir com a estratégia de cibersegurança.
Garanta que as políticas da sua organização vão de encontro aos riscos identificados – as políticas são o elemento mais importante de qualquer estratégia, devendo ser adequadas à atividade do dia a dia da organização e apoiar o trabalho dos colaboradores.
Motive os seus colaboradores a adotar as políticas – como elemento crucial à execução da estratégia de cibersegurança, as políticas só alcançam o resultado desejado se os colaboradores estiverem cientes da sua existência e, acima de tudo, motivados a agir em conformidade.
Torne os controlos de segurança mais rígidos – tendo identificado os riscos a endereçar e definido as políticas que apoiam esta atividade, é então necessário definir e implementar os controlos de segurança necessários. Aspetos como a autenticação são, apesar de simples, a origem de muitas das falhas de segurança nas organizações.
Apesar de a cibersegurança ser um tema complexo, o simples facto de as organizações agirem neste sentido e dedicarem recursos à segurança da sua informação é um começo que permitirá, no longo prazo, desenvolver uma estratégia que proteja a organização contra diversos tipos de ameaças em larga escala.