As empresas enfrentam diversos desafios diariamente. Um desses desafios passa por garantir que as infraestruturas que asseguram os sistemas de informação da organização se mantenham com um funcionamento correto.
O que é a ISO/IEC 20000?
A ISO 20000 é a norma internacional para gestão de qualidade de serviços de TI, que aborda os principais processos operacionais das organizações que dependem das TI. As mudanças dentro destes processos requerem alterações nos sistemas de TI – afetando hardware, software, comunicações e suporte.
A ISO 20000 também assegura que a sua organização segue uma abordagem baseada em processos, melhorando o seu sistema de gestão e negócio ao mesmo tempo. A certificação é obtida após uma entidade certificada pelos órgãos ISO/IEC realizar uma auditoria independente e recomendar a certificação.
Quais os benefícios em certificar a sua empresa na norma ISO/IEC 20000?
– É um serviço racionalizado para satisfazer as necessidades dos clientes;
– Os produtos e serviços são entregues para satisfazer as expectativas dos clientes;
– Aumenta a confiança na capacidade das organizações de gerirem eficazmente os seus serviços informáticos;
– Proporciona aos clientes a confiança de que os seus serviços de TI estão a seguir um quadro internacionalmente aceite.
Investir na norma ISO/IEC 20000 auxilia o negócio a ser mais competitivo e a encontrar oportunidades de vendas.
A Cycloid (empresa portuguesa de consultoria de base tecnológica, que atuam nos setores de telecomunicações, Multimedia Interativa / Multiscreen OTT e soluções IoT de Big Data e Analytics) escolheu esta certificação uma vez que já prestam serviços aos seus clientes e já têm práticas aplicadas a esses serviços. Decidiram optar por esta certificação para aplicar essas boas práticas noutros projetos e para assegurar a qualidade dos serviços a mais clientes no futuro.
“Os nossos colaboradores já compreendem os processos da empresa, mas as funções e as respetivas responsabilidades não eram claras. Uma das grandes vantagens de estarmos certificados em ISO20000 é o facto de os colaboradores fazerem a mesma coisa, mas perceberem cada função.”
“Existe uma visão clara dos serviços que fornecemos entre todos os membros da equipa, porque sabemos exatamente o que fazer. Outra vantagem foi facilitar a identificação de todos os serviços que prestamos, de desenvolvimento, testes, arquitetura, que não estavam identificados de maneira explícita. Agora temos um catálogo de serviços e é mais fácil apresentar propostas aos clientes, não é preciso envolver mais pessoas porque a equipa comercial já tem o que é necessário para definir cada serviço e sabem o que incluir nas propostas. Isso é um grande benefício para nós para entrarmos no mercado.”