Custos de violação de dados atingem recordes face à situação atual

A IBM Security anunciou no mês passado, os resultados de um estudo global que indicam novo recorde de custos por incidente de violação de dados – em média, 4.24 milhões de dólares por incidente – o custo mais elevado dos 17 anos de história do estudo.

As empresas foram obrigadas a adaptar rapidamente o seu negócio face à situação atual, passando a trabalhar remotamente.

60% das organizações migraram as suas atividades para a cloud, solução que gerou também alguns problemas de segurança uma vez que, as empresas que sofreram uma violação durante uma migração para a cloud tiveram um custo 18,8% superior à média. “Os custos mais elevados de violação de dados são mais uma despesa para as empresas na sequência das mudanças rápidas de tecnologia implementadas durante a pandemia”, afirmou Chris McCurdy, vice-presidente e diretor geral da IBM Security.

O estudo, conduzido pelo Instituto Ponemon, e patrocinado e analisado pela IBM Security, identificou uma série de tendências entre as organizações estudadas:

  • Impacto do trabalho remoto:  A rápida mudança para operações remotas durante a pandemia levou a violações de dados com um maior índice de custos. 
  • As violações de dados nos setores que enfrentaram alterações operacionais mais profundas registaram um maior aumento:  Os setores que enfrentaram alterações operacionais mais profundas são os que registaram um maior aumento dos custos de violação de dados anualmente. As violações no setor da saúde são as mais dispendiosas – tiveram um aumento de 2 milhões de dólares em relação ao ano anterior.
  • Roubo de credenciais de utilizador: As informações pessoais dos clientes (nome, e-mail, password) foram as mais expostas – com 44% do total de violações. 82% dos inquiridos admitem que reutilizam passwords, que facilitam o comprometimento das informações. 
  • Abordagens modernas reduziram custos: A adoção de Inteligência Artificial (IA), analítica de segurança e encriptação foram os três principais fatores para reduzir o custo de um incidente, poupando às empresas entre 1,25 milhões e 1,49 milhões de dólares em comparação com aqueles que não utilizavam as ferramentas. 

 

Fonte: www.itinsight.pt e www.securitymagazine.pt

A Strongstep tem um conjunto de especialistas de cibersegurança prontos a garantir o sucesso da sua empresa.

Serviços

Conheça algumas das áreas onde atuamos.

ISO 27001
CMMI SERVIÇOS