As reuniões são uma das ferramentas mais eficazes para reforçar a liderança, tomar decisões importantes e fortalecer os relacionamentos com toda a equipa.
Vamos ver porquê:
1. Certifique-se de que a equipa está alinhada
As reuniões semanais da equipa podem apoiar o aumento da produtividade, ajudando todos a priorizar as suas tarefas para a semana seguinte.
Todos os membros de uma equipa tomam muitas decisões todos os dias. Rever as principais métricas e concordar com as etapas seguintes ajudará a garantir que todos estejam a trabalhar em prioridades com mais impacto. É um uso eficaz do tempo.
2. Fortaleça relacionamentos e coesão da equipa
Realizar reuniões regulares de equipa cria uma cultura de valores partilhados e uma comunicação aberta. Estas reuniões devem ser um espaço seguro onde a equipa aprende sobre as preferências uns dos outros, discute novas ideias e desenvolve um sentido de pertença.
3. Partilhe informação e encoraja uma discussão aberta
Em “The Making of a Manager”, Julie Zhuo argumenta que uma grande reunião informativa é interativa, transmite uma mensagem clara e evoca uma emoção pretendida – seja inspiração, confiança, orgulho, coragem ou empatia.
4. Troque feedback sobre projetos e ideias
As reuniões de equipa são o cenário ideal para discutir ideias e trocar feedback sobre projetos de equipa e trabalhos em curso.
Uma reunião de feedback começa por colocar todos na mesma página sobre o estado de cada projeto, enquadrar claramente as decisões chave e as preocupações conhecidas e acaba com a conclusão de quais os próximos passos a seguir.
5. Mostre liderança e motive colegas de equipa
As reuniões de equipa permitem aos gestores “reunir as tropas” e assegurar que a equipa se sente ouvida e motivada, garantindo:
- Construção de segurança psicológica
- Definição de objetivos e motivação
- Envolvimento de todos os trabalhadores
- Comunicação eficaz
- Questões de desbloqueio
As reuniões de equipa são os únicos momentos em que os gestores podem garantir que a sua equipa está a trabalhar nas coisas certas, a desenvolver uma cultura de confiança e a motivar todos a fazer bem o seu trabalho.
Uma boa reunião de equipa deixa os participantes sentir-se ligados, valorizados e realizados. É exatamente assim que cada colaborador se deve sentir após a reunião semanal da sua equipa.