Portugal foi vítima de 31 ataques de malware por hora em Janeiro

A equipa de investigação da empresa de cibersegurança WatchGuard Threat Lab, divulgou dados recentes que foram publicados no site Threat Landscape que apontam para o facto de Portugal ter sofrido, em janeiro, um total de 22.818 ataques de malware, correspondendo a um ritmo de 736 ataques por dia ou de 31 por hora. Estes números mostram uma subida na atividade cibercriminosa em Portugal comparando com o mês de dezembro, em que que se registaram 17 943 ataques de malware, correspondentes a 579 por dia.

Em janeiro, 35% do malware detetado foi considerado como desconhecido, enquanto que os restantes 65% foram ataques de malware conhecido pelos peritos em cibersegurança.

A análise dos primeiros dias de fevereiro indica que o aumento de ciberataques continuará, uma vez que nos primeiros dias do mês já se registaram 3.293 tentativas de ataque, o que equivale a 46 ataques por hora.

Com a imposição de confinamento, muitas empresas vão continuar a trabalhar remotamente em 2021, aumentando desta forma a utilização da internet originando também mais ciberataques. Para além do aumento do cibercrime ligado diretamente à pandemia, também se registou um aumento do já conhecido phishing — termo utilizado para descrever fraudes de roubos de dados pessoais e financeiros das vítimas.

A Strongstep tem um conjunto de especialistas de cibersegurança prontos a garantir o sucesso da sua empresa nas atividades de melhoria e certificação. Contacte a nossa equipa.

Saiba como podemos contribuir para a segurança da sua organização através da nossa oferta de formações e da certificação nas nossas
áreas de atuação.

Serviços

Conheça algumas das áreas onde atuamos.

ISO 27001
CMMI SERVIÇOS