Skip links

A tecnologia como impulsionador para as organizações

A tecnologia como impulsionador para as organizações

Apesar das dificuldades e imprevistos que ocorreram em 2020, tivemos “um mal que veio por bem”. Através de um estudo efetuado recentemente, concluiu-se que a tecnologia pode melhorar a produtividade, o envolvimento do colaborador e a satisfação do cliente.

2020 é o ano que não pára de nos surpreender. Aquele que está a ser considerado por muitos o ano mais longo e que gerou uma enorme mudança na forma como percecionávamos o mundo. A nível empresarial, fomentou a necessidade tecnológica, incrementou o trabalho remoto, a resiliência e a capacidade de adaptação. São diversas as empresas que afirmam que, no mundo pós-covid-19, continuarão a apostar na tecnologia, com vista a fortalecer o seu negócio.

Entretanto, com a divulgação de um novo estudo “encomendado” pela Lenovo e pela Intel, intitulado “Fortalecer os funcionários com a tecnologia certa” e conduzido pela Forrester Consulting, está mais do que comprovado que capacitar os colaboradores de uma empresa com tecnologia permite impulsionar retornos positivos. Segundo o estudo, a tecnologia está a melhorar a experiência e satisfação do colaborador na organização. Além disso, os líderes de IT testemunham, um retorno de até 5 vezes, isto é, um dólar gasto nestes programas gera cinco dólares de aumento de produtividade da equipa, agilidade organizacional e satisfação do cliente. Este retorno é de tal forma satisfatório que muitos destes líderes esperam aumentar os investimentos em quase 25% em dois anos.

De momento, os departamentos de IT esforçam-se para desenvolver software, serviços e atualizar os seus dispositivos, de modo a garantir a execução do trabalho e a sua eficiência, mesmo à distância.

No entanto, apesar da sua utilidade, ainda há um longo caminho a percorrer, visto que até então estamos na fase de ajustes e adaptação, a tentar inovar de forma eficaz. Segundo o estudo, a maioria dos inqueridos refere já ter sentido frustração com a experiência de hardware e software no seu computador: 50% dos entrevistados afirmam que os seus dispositivos estão desatualizados ou não são rápidos o suficiente; 33% comentam estar extremamente satisfeitos com o portátil fornecido pela empresa e apenas 30% declararam que os seus portáteis ou desktops funcionam bem para colaboração.

Em suma, 2020 está a abrir portas para a adoção de novas tecnologias e para a inovação. De modo a progredir, será vantajoso para qualquer empresa apostar em práticas tecnológicas. Porém, deixamos também a nota de que é fundamental salvaguardar a sua organização, uma vez que o número de ataques de ransomware também tem aumentado.

Adote novas medidas com cautela e proteja a sua informação. Implemente serviços como a Norma ISO 27001 ou ISO 22301, que agilizarão o processo de proteção, defesa e salvaguarda da sua organização. Contacte-nos carregando aqui.

Saiba como podemos contribuir para a segurança da sua organização através da nossa oferta de formações e da certificação nas nossas
áreas de atuação.

Fale com um Especialista

Serviços de Consultoria

Conheça algumas das áreas onde atuamos.

SABER MAIS

Norma ISO 27001

SABER MAIS

ITMARK

SABER MAIS

CMMI para Desenvolvimento

Return to top of page