A tecnologia como impulsionador para as organizações

Apesar das dificuldades e imprevistos que ocorreram em 2020, tivemos “um mal que veio por bem”. Através de um estudo efetuado recentemente, concluiu-se que a tecnologia pode melhorar a produtividade, o envolvimento do colaborador e a satisfação do cliente.

2020 é o ano que não pára de nos surpreender. Aquele que está a ser considerado por muitos o ano mais longo e que gerou uma enorme mudança na forma como percecionávamos o mundo. A nível empresarial, fomentou a necessidade tecnológica, incrementou o trabalho remoto, a resiliência e a capacidade de adaptação. São diversas as empresas que afirmam que, no mundo pós-covid-19, continuarão a apostar na tecnologia, com vista a fortalecer o seu negócio.

Entretanto, com a divulgação de um novo estudo “encomendado” pela Lenovo e pela Intel, intitulado “Fortalecer os funcionários com a tecnologia certa” e conduzido pela Forrester Consulting, está mais do que comprovado que capacitar os colaboradores de uma empresa com tecnologia permite impulsionar retornos positivos. Segundo o estudo, a tecnologia está a melhorar a experiência e satisfação do colaborador na organização. Além disso, os líderes de IT testemunham, um retorno de até 5 vezes, isto é, um dólar gasto nestes programas gera cinco dólares de aumento de produtividade da equipa, agilidade organizacional e satisfação do cliente. Este retorno é de tal forma satisfatório que muitos destes líderes esperam aumentar os investimentos em quase 25% em dois anos.

De momento, os departamentos de IT esforçam-se para desenvolver software, serviços e atualizar os seus dispositivos, de modo a garantir a execução do trabalho e a sua eficiência, mesmo à distância.

No entanto, apesar da sua utilidade, ainda há um longo caminho a percorrer, visto que até então estamos na fase de ajustes e adaptação, a tentar inovar de forma eficaz. Segundo o estudo, a maioria dos inqueridos refere já ter sentido frustração com a experiência de hardware e software no seu computador: 50% dos entrevistados afirmam que os seus dispositivos estão desatualizados ou não são rápidos o suficiente; 33% comentam estar extremamente satisfeitos com o portátil fornecido pela empresa e apenas 30% declararam que os seus portáteis ou desktops funcionam bem para colaboração.

Em suma, 2020 está a abrir portas para a adoção de novas tecnologias e para a inovação. De modo a progredir, será vantajoso para qualquer empresa apostar em práticas tecnológicas. Porém, deixamos também a nota de que é fundamental salvaguardar a sua organização, uma vez que o número de ataques de ransomware também tem aumentado.

Adote novas medidas com cautela e proteja a sua informação. Implemente serviços como a Norma ISO 27001 ou ISO 22301, que agilizarão o processo de proteção, defesa e salvaguarda da sua organização. Contacte-nos aqui.

Saiba como podemos contribuir para a segurança da sua organização através da nossa oferta de formações e da certificação nas nossas áreas de atuação.

Serviços

Conheça algumas das áreas onde atuamos.

ISO 27001
CMMI SERVIÇOS