Tecnologia do Futuro

[vc_row css=”.vc_custom_1591107102982{margin-top: -50px !important;}”][vc_column][ra_section_title style=”default” title=”Tecnologia do Futuro”][/ra_section_title][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”17628″ img_size=”large” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”50px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1603364854538{margin-bottom: 100px !important;}”]Fazendo uma retrospetiva, concluímos que a tecnologia evoluiu consideravelmente num curto espaço de tempo.  Em crianças ficávamos a imaginar o nosso futuro com carros voadores e robôs a dominar o mundo, agora as nossas imaginações começam a ganhar vida.

Ao longo das últimas 6 décadas, a tecnologia evoluiu para além do que era imaginado. Os computadores passaram de máquinas gigantescas, que estavam apenas ao alcance de algumas empresas, para algo que qualquer um de nós pode ter em casa. As organizações foram-se adaptando e a dependência das tecnologias da informação foi crescendo. Nos dias de hoje, os serviços de estruturas de apoio ao negócio disponibilizados aos departamentos de tecnologias de informação são indispensáveis para qualquer empresa.

Com a chegada da pandemia de COVID-19 e com a adaptação ao “Novo Normal”, as organizações tiveram de se ajustar e recorrer a novos moldes de modo a não sucumbir. A agilidade tem sido fundamental para o sucesso empresarial e é de extrema importância para singrar face às alterações no mercado. As organizações mais ágeis são aquelas que têm apostado na tecnologia como meio de progressão. De acordo com o IT Insight, num estudo da IDC comprova-se que a pandemia fez com que as empresas apostassem na tecnologia e que pretendessem continuar a fazê-lo: A pandemia criou uma necessidade de negócio para aumentar o investimento em tecnologia e acelerar a transformação digital”explica Meredith Whalen, diretora de investigação da IDC.

A pergunta que se coloca é: onde é que o contínuo incremento tecnológico nos levará? Já existem várias previsões. A nível empresarial, a Citrix Systems encomendou à Oxford Analytica e à Coleman Park um estudo que entrevista mais de 1.500 gestores e colaboradores e as suas previsões são bastante promissoras. De acordo com o estudo, 77% dos inquiridos acreditam que, em 15 anos, a inteligência artificial (IA) acelerará significativamente o processo de tomada de decisão e tornará os trabalhadores mais produtivos. Se por um lado serão criadas funções que visam articular a relação entre os humanos e as máquinas, como robô/formador de inteligência artificial (IA), diretor de realidade virtual, cientista avançado de dados e diretor de privacidade e confiança, por outro lado, outras funções poderão tornar-se inúteis – 7% dos inquiridos acredita que a inteligência artificial (IA) tomará a maioria das decisões empresariais e poderá eliminar a necessidade de equipas de gestão sénior.

Além disso, o estudo também pressupõe que a maioria das organizações terá um departamento central de inteligência artificial que supervisionará todas as áreas do negócio e que o CEO de uma organização trabalhará numa parceria homem-máquina, com um Chefe de Inteligência Artificial (CAI). Posto isto, o estudo ainda prevê a existência de IA-ngels (assistentes digitais impulsionados pela inteligência artificial) que serão detentores dos dados pessoais e de trabalho para auxiliar os colaboradores a priorizar as suas tarefas de modo a garantir o bem-estar físico e mental. Estes participantes agendarão, por exemplo, reuniões para o momento mais eficaz com base em fatores que vão desde os níveis de açúcar no sangue dos participantes até aos seus sentimentos em diferentes horas do dia. Enquanto as reuniões estão a decorrer, monitorizarão os níveis de concentração e de atitudes com o objetivo de gerar os melhores resultados.

Em conclusão, a tecnologia seguirá de “mão dada” com os seres humanos e com as organizações, em geral. De momento, os robôs não substituirão os seres humanos, mas já conduzirão a mudanças drásticas no meio organizacional. As principais mudanças serão a nível de produtividade – estima-se que, em 2035, os colaboradores sejam duas vezes mais produtivos, mais empenhados e mais envolvidos – e na automatização das tarefas de baixo valor por meio da tecnologia. Por conseguinte, alcançaremos a eficiência enquanto caminhamos rumo ao mundo futurista.

A Strongstep tem um conjunto de especialistas nas área de Engenharia de Sofware e Segurança de Informação prontos a garantir o sucesso da sua empresa nas atividades de melhoria e certificação. Contacte-nos carregando aqui.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” gradient_bg=”yes” css=”.vc_custom_1568103372268{padding-bottom: 0px !important;}” gradient_bg_color=”linear-gradient(177deg,rgb(245, 245, 245) 0%,rgb(255, 255, 255) 100%)|background-size: auto auto;background-position: 50% 50%;background-repeat: repeat;background-attachment: scroll;background-origin: border-box;background-clip: border-box;”][vc_column align=”text-center” css=”.vc_custom_1485764565331{padding-top: 15px !important;padding-bottom: 60px !important;}”][vc_empty_space height=”62px”][vc_custom_heading text=”Saiba como podemos contribuir para a segurança da sua organização através da nossa oferta de formações e da certificação nas nossas
áreas de atuação.” font_container=”tag:h2|font_size:35px|text_align:left|line_height:50px” use_theme_fonts=”yes”][vc_empty_space height=”22px”][ra_button style=”btn-default” shape=”circle” size=”btn-lg” border=”border-thicker” text=”text-uppercase” others=”wide” primary_color=”#009ee2″ hbg=”#ffffff” text_color=”#009ee2″ htext_color=”#0a0a0a” bc=”#009ee2″ title=”Fale com um Especialista” fs=”14px” fw=”700″ link=”url:https%3A%2F%2Fstrongstep.pt%2Fcontacte-nos%2F|||” css=”.vc_custom_1599039963701{margin-top: -20px !important;margin-left: -30px !important;}”][vc_empty_space height=”62px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Serviços de Consultoria” font_container=”tag:h2|font_size:45px|text_align:center” use_theme_fonts=”yes”][ra_section_title style=”resolve” title=”” title_font_container=”tag:h2″ title_use_theme_fonts=”yes” content_font_container=”tag:p|font_size:18px|line_height:2em” content_use_theme_fonts=”yes” use_custom_fonts_title=”true” use_custom_fonts_content=”true” css=”.vc_custom_1587122080471{margin-top: -40px !important;margin-bottom: 35px !important;}”]Conheça algumas das áreas onde atuamos.[/ra_section_title][/vc_column][/vc_row][vc_row enable_responsive_options=”yes” css=”.vc_custom_1587122110151{margin-top: -30px !important;padding-top: 75px !important;padding-bottom: 145px !important;}” responsive_css=”padding_top_tablet:50|padding_bottom_tablet:100|padding_top_mobile:25|padding_bottom_mobile:50″][vc_column width=”2/3″ offset=”vc_col-md-offset-3 vc_col-md-6 vc_col-sm-offset-2″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][ra_content_box style=”s10″ show_button=”yes” ib_style=”btn-naked” ib_text=”text-uppercase” ib_i_type=”fontawesome” ib_i_align=”right” title=”Norma ISO 27001″ image=”13133″ ib_title=”SABER MAIS” ib_i_icon_fontawesome=”fa fa-long-arrow-right” ib_i_color=”#ffffff” title_size=”17px” ib_link=”url:https%3A%2F%2Fstrongstep.pt%2Fservicos%2Fcertificacao%2Fseguranca%2Fiso-27001%2F|||”][/ra_content_box][/vc_column][vc_column width=”1/3″][ra_content_box style=”s10″ show_button=”yes” ib_style=”btn-naked” ib_text=”text-uppercase” ib_i_type=”fontawesome” ib_i_align=”right” title=”ITMARK” image=”14780″ ib_title=”SABER MAIS” ib_i_icon_fontawesome=”fa fa-long-arrow-right” ib_i_color=”#ffffff” title_size=”17px” ib_link=”url:https%3A%2F%2Fstrongstep.pt%2Fservicos%2Fcertificacao%2Fsoftware%2Fitmark-para-desenvolvimento%2F|||”][/ra_content_box][/vc_column][vc_column width=”1/3″][ra_content_box style=”s10″ show_button=”yes” ib_style=”btn-naked” ib_text=”text-uppercase” ib_i_type=”fontawesome” ib_i_align=”right” title=”CMMI para Desenvolvimento” image=”16329″ ib_title=”SABER MAIS” ib_i_icon_fontawesome=”fa fa-long-arrow-right” ib_i_color=”#ffffff” title_size=”17px” ib_link=”url:https%3A%2F%2Fstrongstep.pt%2Fservicos%2Fcertificacao%2Fsoftware%2Fcmmi-para-desenvolvimento%2F|||”][/ra_content_box][/vc_column][/vc_row]