Skip links

A importância da articulação entre a vida profissional, familiar e pessoal

A importância da articulação entre a vida profissional, familiar e pessoal

O tema da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal constitui cada vez mais uma necessidade emergente.

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, procuramos encontrar um equilíbrio entre as exigências profissionais e as tarefas familiares, o que por si só já é um desafio. Percebemos que para atingir a plenitude é necessário que ambas as componentes estejam em sintonia, ou seja, quanto melhor for a nossa vida familiar e pessoal, melhor será a nossa performance profissional.

Além disso, com o crescimento exponencial do trabalho remoto, agora sem uma separação física das vertentes, estas acabam por se fundir e colidir, resultando em trabalho no horário pessoal e vice-versa. Segundo um estudo global da Accenture, intitulado Defining Success, 70% dos inquiridos inferem que “a tecnologia se traduz em mais tempo de trabalho no seu horário pessoal”.

De modo a auxiliar a articulação harmoniosa entre a vida profissional, familiar e pessoal e a garantir o seu equilíbrio, surgiu, em 2016, a norma certificada NP 4552.

Esta norma portuguesa, NP 4552 – Sistema de Gestão de Conciliação entre Vida Profissional, Familiar e Pessoal, assomou-se com o princípio de assegurar uma das prioridades estabelecidas pela Comissão Europeia, no âmbito da igualdade entre homens e mulheres: a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal. Sendo possível adaptá-la em qualquer organização, de qualquer natureza e dimensão, a norma foi elaborada pela Comissão Técnica de Normalização CT 179 “Organizações Familiarmente Responsáveis”, cuja coordenação é assegurada pelo Organismo de Normalização Setorial, Associação Portuguesa de Ética Empresarial (ONS/APEE).

A sua implementação resulta da tomada de consciência e compromisso por parte de uma organização, que escolhe diferenciar-se e aposta num conjunto de diretrizes e boas práticas com vista a elevar o bem-estar, a qualidade de vida e a satisfação de todos os envolvidos.

Incrementando não só o estatuto da entidade, mas também o clima organizacional, a norma NP 4552 acarreta consigo diversas vantagens como o aumento da produtividade e diminuição do absentismo por parte do trabalhador, melhoria da imagem corporativa e o aumento da competitividade da organização.

Desta forma, através do compromisso que toma aquando a implementação do Sistema de Gestão da Conciliação, os responsáveis estarão a contribuir para a promoção da reputação da sua organização. Não só obterá retorno em novas oportunidades de negócio e excelência no seu serviço, como também dará um “strong step” rumo à plenitude e fortificação da sua entidade.

Reduza conflitos e aumente a produtividade da sua equipa ao implementar a norma NP 4552.

Obtenha a certificação com a Strongstep

Serviços de Consultoria

Conheça algumas das áreas onde atuamos.

SABER MAIS

Norma ISO 27001

SABER MAIS

CMMI para Serviços

SABER MAIS

ITMARK

Return to top of page