Skip links

O novo desafio das empresas pós-COVID-19

O novo desafio das empresas pós-COVID-19

O surto de COVID-19 causou disrupções económicas e sociais de várias formas e dimensões provocando uma revolução nos processos de transformação digital nas empresas, projetando a necessidade iminente de enfrentar as mudanças, levando em consideração os riscos inerentes de cibersegurança.

As empresas dizem estar a adaptar-se ao “novo normal” e multiplicam-se em esforços para apoiar os colaboradores, mesmo à distância, contudo regista-se um aumento significativo nos ataques online, obrigando dessa forma a ter cuidados redobrados com as medidas de cibersegurança da rede da empresa, de forma a proteger a informação partilhada.

“O comportamento humano continua a ser o factor determinante para que as empresas sejam capazes de controlar as suas vulnerabilidades” explica a equipa de Cibersegurança da Strongstep.

Mudar de um ambiente profissional para um ambiente doméstico, pode levar as pessoas a adotarem atitudes e comportamentos que colocam em risco a cibersegurança da empresa sendo dessa forma necessário, formar as pessoas no uso correto dos sistemas e da tecnologia das empresas, bem como nas boas práticas de cibersegurança.

Se tem toda a sua equipa a trabalhar remotamente, é importante garantir que os computadores têm uma conexão VPN (Rede Virtual Privada), para que as equipas se conectem com segurança à rede corporativa. A VPN será mais segura se tiver um sistema de “dupla autenticação”. A autenticação de dois fatores requer, para além da palavra-passe, um segundo passo para completar a validação: um código de acesso temporário, que permite uma conexão segura dos utilizadores aos recursos da empresa.

Concluindo, verificou-se uma mudança de padrão e passamos a dar mais atenção à necessidade de proteger o “end point” (computadores, tablets ou laptops), que agora é muitas vezes encontrado nas casas dos colaboradores, e à necessidade de garantir o uso seguro dos serviços, soluções e infraestrutura na cloud. 

Saiba como podemos contribuir para a segurança da sua organização através da nossa oferta de formações e da certificação nas nossas áreas
de atuação.

Fale com um especialista

Serviços de Consultoria

Conheça algumas das áreas onde atuamos.

SABER MAIS

Norma ISO 27001

SABER MAIS

ITMARK

SABER MAIS

RGPD (Regulamento da Proteção de Dados)

Return to top of page