Skip links

Cibercriminosos divulgam 25 mil credenciais de e-mail e passwords

Cibercriminosos divulgam 25 mil credenciais de email e passwords

Com o decorrer da pandemia, são diversas as formas que os cibercriminosos encontram para invadir informações confidenciais, acabando por afetar os mais diversos setores e áreas de trabalho.

No início da semana passada, mais de 25 mil credenciais de e-mail e passwords pertencentes a membros das organizações envolvidas no combate ao coronavírus, como por exemplo a Organização Mundial De Saúde, foram divulgadas em várias plataformas online.

Esta informação foi avançada pelo SITE Intelligence Group, organização não governamental americana que controla o extremismo e os grupos terroristas online. Apesar de a autenticidade dos dados não ter sido confirmada, a propagação foi imediata, acabando por ser usado como forma de incentivar o hacking e o assédio.

Rita Katz, diretora executiva do SITE, afirma que “a distribuição destas supostas credenciais de e-mail foi apenas mais uma parte de uma iniciativa a decorrer há já um mês na extrema direita para usar a pandemia de COVID-19 como arma política”.

Segundo o relatório do SITE, a organização que viu mais dados serem revelados foi a National Institute of Health, com 9.938 endereços, seguindo-se o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, com 6.857 credencias publicadas. Já a OMS teve um total de 2732 dados expostos online.

Ainda não foram prestadas declarações pelas organizações relativamente a este assunto, contudo sabe-se que foi tida em conta toda a informação divulgada e reforçada a segurança em algumas organizações.

Saiba como podemos contribuir para o sucesso da sua organização através da nossa oferta de formações e da certificação nas nossas áreas de atuação.

Fale com um especialista

Serviços de Consultoria

Conheça algumas das áreas onde atuamos.

SABER MAIS

ITMARK DEV

SABER MAIS

Norma ISO 27001

SABER MAIS

RGPD (Regulamento da Proteção de Dados)

Return to top of page