Skip links

A vulnerabilidade do VPN que pode provocar um ataque informático

A vulnerabilidade do VPN que pode provocar um ataque informático

Trabalhar remotamente está a causar um aumento de ciberataques e as várias entidades de Cibersegurança já alertaram para as ameaças de fraudes que se apoderam da pandemia atual – COVID-19.

O diretor de operações do Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido afirma que “Os ciberataques estão a ajustar as suas táticas para explorar a pandemia do COVID-19 e o NCSC está a trabalhar dia e noite juntamente com os seus parceiros” para responder à situação.

Um dos ataques mais comuns é feito através do uso de links presentes em mensagens ou emails de phishing, que fazem com que as pessoas que o recebam pensem que ao abrir a hiperligação estarão a encontrar informação segura e novidades privilegiadas relacionadas à pandemia. Contudo, pode tratar-se do contrário e ser apenas uma forma de um hacker entrar no seu computador ou dispositivo móvel, por isso é importante que mantenha a sua informação segura e apenas leia as informações dadas por entidades competentes.

Além disso, é também de salientar a importância de proteger o seu computador ou dispositivo de trabalho, sob risco de poder sofrer uma perda de todos os seus dados, já que os dispositivos vulneráveis a possíveis ataques são os mais procurados.

Tanto a NCSC como o Departamento de Segurança Interna dos EUA relatam que “muitas organizações implementaram rapidamente novas redes, incluindo VPN e infraestruturas de IT, para atender à grande mudança para o trabalho remoto”. Os hackers estão a tirar proveito desta mudança em massa, explorando uma variedade de vulnerabilidades para infetar computadores ou telemóveis com malware.

Ataques cibernéticos: Conheça as principais formas de ataques informáticos da atualidade:

  1. Malware móvel
  2. Phishing por email
  3. Malware presente em descontos
  4. Phishing por SMS
  5. Vendas de máscaras faciais e desinfetantes para as mãos
  6. Software malicioso
  7. Ataques de ransomware

Saiba como podemos contribuir para o sucesso da sua organização através da nossa oferta de formações e da certificação nas nossas áreas de atuação.

Fale com um especialista

Serviços de Consultoria

Conheça algumas das áreas onde atuamos.

SABER MAIS

Norma ISO 27001

SABER MAIS

CMMI para Serviços

SABER MAIS

RGPD (Regulamento da Proteção de Dados)

Return to top of page