Skip links

Centro Nacional de Cibersegurança deixa alerta sobre aplicação fraudulenta “Covid-19 Tracker”

Centro Nacional de Cibersegurança deixa alerta sobre aplicação fraudulenta “Covid-19 Tracker”

O Centro Nacional de Cibersegurança alerta para não confiar nem instalar a aplicação “COVID-19 Tracker” que tem vindo a ser partilhada através de emails e redes sociais, com a promessa de conseguir acompanhar a evolução do vírus. Esta aplicação não passa de um “esquema de ransomware” que obriga a quem descarrega a aplicação a pagar um resgate em bitcoins para desbloquear o telemóvel.

 

Com esta realidade inesperada em que nos encontramos e o isolamento em casa de milhares de pessoas, a procura por informações para travar a propagação do novo coronavírus aumenta, levando a um maior número de ciberataques.

Mas afinal como funciona esta app e o que pode provocar?

O CNCS indica que o processo de instalação é feito através de um convite para fazer o download do COVID-19 Tracker fora da loja Google Play, contornando quaisquer verificações de segurança feitas pela Google.  Feita a instalação, o malware [software malicioso] bloqueia o dispositivo e exige um resgate de cerca de 100 dólares em bitcoin, para desbloquear o telemóvel.

Caso já tenha instalado a aplicação em causa, o CNCS pede que o incidente seja reportado ao centro através de email (cert@cert.pt) e às autoridades criminais, como a Polícia Judiciária.

“Não instale qualquer aplicação móvel (Android ou IOS-Apple) que não seja fidedigna e disponibilizada pelas lojas oficiais dos fabricantes (Google Play e AppStore)”, lê-se no alerta do CNCS. A entidade pede ainda que, caso os utilizadores queiram estar informados sobre a evolução do coronavírus devem procurar informar-se junto de fontes credíveis, como a DGS e a OMS.

Saiba como podemos contribuir para o sucesso da sua organização através da nossa oferta de formações e da certificação nas nossas áreas de atuação.

Fale com um especialista

Produtos Relacionados

Return to top of page