fbpx

Skip links

Como criar uma palavra-passe segura?

Como criar uma palavra-passe segura?

O velho conselho ainda vale (e quanto!) nos dias de hoje: dedique algum tempo a rever as suas senhas e evite aquelas mais frágeis e fáceis de serem descobertas. Você ficaria abismado com a quantidade de pessoas que escolhem senhas consideradas fracas!

criar-passwords-fortes

Para o ajudar a criar passwords fortes, mantendo assim todas as suas informações pessoais em segurança, decidimos trazer até si algumas dicas que farão certamente a diferença:

  • Utilizar um mínimo de 8 caracteres

Há mais um de um ano o regulador FTC (Federal Trade Commission) abriu uma investigação à violação dos termos acordados sobre a gestão dos dados dos utilizadores. No dia 13 de julho atribuiu a coima mais elevada a uma empresa de tecnologia.

  • Evitar a utilização de associações fáceis

Datas especiais, nome próprio, de utilizador, de familiares ou até mesmo do seu cão. Esqueça tudo isto! Não pode de forma alguma usar associações tão fáceis se pretende ter uma password forte e segura. Além disso, usar palavras noutra língua como, por exemplo, em inglês, pode parecer que fortalece a sua palavra passe mas na verdade, não surte efeito nenhum. Os hackers possuem dicionários especiais que contêm esse tipo de combinações, e, como tal, este método não traz qualquer tipo de segurança adicional.

  • Utilizar diferentes caracteres

O segredo para escolher uma boa password passa por aproveitar os diferentes tipos de caracteres existentes.

Letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais devem ser utilizados e misturados de forma a que se chegue a uma palavra passe forte, segura, e muito difícil de ser descoberta. Evitar também a utilização de palavras completas é outra dica importante que os especialistas recomendam.

  • Guardar a password só para si

​Nunca partilhe a sua palavra passe ou o método utilizado para a criar com ninguém. ​Por exemplo, se os hackers descobrirem que você utilizou a letra da sua canção preferida poderiam também investigar as suas redes sociais e descobrir facilmente a palavra passe.

Além disso, se partilhar o computador ou tablet com algum membro da família, não partilhe também a password. O melhor será criar várias contas, uma para cada utilizador.

Estas são então algumas das dicas que trazemos até si para criar passwords mais fortes e seguras. Não se esqueça, a prevenção é um dos passos mais importantes na hora de manter todas as suas informações pessoais em segurança!

Return to top of page