fbpx

Skip links

Vasco Lagarto (TICE.PT), expõe a importância da certificação e da internacionalização das atuais empresas durante a conferência Steptalks.

Vasco Lagarto (TICE.PT), expõe a importância da certificação e da internacionalização das atuais empresas durante a conferência Steptalks.

Vasco Lagarto referiu no passado dia 30 de maio, durante a conferência Steptalks, que a competitividade internacional está a crescer cada vez mais ao longo do tempo. A economia portuguesa tem de se diferenciar de forma contínua para sobreviver nos grandes mercados internacionais e nesse sentido a inovação é fulcral.

A TICE.PT é uma associação privada portuguesa que junta entidades do setor científico, como as universidades e os centros de pesquisa, além de várias empresas e outras organizações tecnológicas. O principal objetivo da TICE.PT é a ligação de todas estas organizações de modo a que a inovação gerada em Portugal chegue de forma mais rápida ao mundo empresarial.

Vasco Lagarto questionou também a importância da certificação. Começou por admitir que as causas para uma empresa requerer uma certificação podem variar. Uma das razões pode ser pura e simplesmente imposta pela lei, como é o exemplo do RGPD. Outra das razões acaba por ser o prestígio que algumas certificações proporcionam, como o CMMI, ITmark e as ISO’s. Além disto tudo acresce outras vantagens como a redução de custos, a melhor definição dos processos e as melhores performances.

Em relação ao CMMI, Vasco Lagarto referiu que este certificado já se encontra em 104 países com um total de 7 línguas, em mais de 10 000 organizações. Em relação ao ITmark, admitiu que por vezes é preciso dar pequenos passos para atingir um grande objetivo e por isso o ITmark sendo menos exigente é adequado para pequenas e médias empresas que estão a crescer.

Return to top of page