fbpx

Skip links

Steptalks, a conferência europeia de Engenharia de Software e Segurança de Informação

Steptalks, a conferência europeia de Engenharia de Software e Segurança de Informação

Steptalks regressou com a 3ª edição, numa conferência rodeada de profissionais internacionais de destaque em diferentes áreas chave, e de premiados.

O auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros abriu as portas no passado dia 30 de maio para receber a “STEPTALKS 2019 Software Development & Information Security – Your Software Engineering Event”. organizada pela Strongstep, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Tecnalia e Ordem dos Engenheiros dando a conhecer o universo da Engenharia de Software e da Segurança de Informação.

Nesta 3ªedição da conferência estiveram presentes vários especialistas em Engenharia de Software e em Segurança de Informação, nomeadamente o keynote speaker, Kirk Botula, Presidente do CMMI Institute spinoff do CMU (Universidade de Carnegie Mellon) líder mundial na área de engenharia de Software, que procurou refletir sobre tendências ágeis num contexto dinâmico de negócios.

Ao longo do evento, estiveram presentes cerca 25 especialistas de diversos quadros superiores e variadas áreas como ​Engenharia de Software & Indústria 4.0​, bem como da Proteção de Dados, Privacidade e Cybersegurança (incluindo ​Blockchain​) onde partilharam deste modo, as mais recentes tendências com foco na melhoria de processos de engenharia e na privacidade/proteção de dados. 

Pedro Castro Henriques (Strongstep), afirmou que a Steptalks “…serve para partilhar os grandes objetivos das organizações, grande desafios, grande vitórias conseguidas, experiências pessoais dos seus líderes, lições, desafios na melhoria, e as mais recentes tendências desta área.”

Carlos Pereira (Ordem dos Engenheiros) e Tânia Machado de Almeida (Strongstep) também estes oradores da conferência “STEPTALKS 2019” abordaram o tema das responsabilidade e deveres do DPO (Data Protection Officer).  

Para além disso contamos também com a presença de Hugo Colaço (Deloitte), Teresa Martins e Sandra Sousa (Neadvance), Ana Luísa Rodrigues e Rui Gonçalves (Altran), Bruna Batista e Pedro Pinto (Innowave), empresas certificadas CMMI, que falaram das boas práticas de desenvolvimento de software. A conferência foi dividida em dois painéis (manhã/tarde) com apresentações ao estilo “Ted talks”, onde foram debatidas questões relacionadas com CMMI, ITMARK, Indústria 4.0, RGPD e Blockchain.

O evento teve cerca de 200 convidados que tiveram a excelente oportunidade de assistir às várias apresentações e também partilharem diversos conhecimentos e experiências.

Return to top of page